quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Primeiro-ministro palestino renuncia

O primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), anunciou hoje oficialmente sua renúncia ao cargo para permitir a formação de um governo de união nacional com os principais partidos do movimento nacional que luta pela criação de um Estado palestino independente. Haniyeh deve ser convidado pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, da Fatah, para chefiar o próximo governo.

Na semana passada, o rei da Arábia Saudita negociou a paz entre os grupos palestinos Hamas e Fatah, depois de mais de 100 mortes na luta interna palestina na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. O movimento palestino enfrenta um boicote internacional desde a vitória do Hamas nas eleições legislativas de 25 de janeiro de 2006 porque o partido não abandonou a luta armada nem reconhece Israel.

Como o Hamas nega-se a reconhecer Israel, o governo israelense nega-se a negociar com o Hamas. A secretária de Estado, Condoleezza Rice, tentará relançar as negociações israelo-palestinas num encontro com Abbas e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, na próxima segunda-feira, em Jerusalém.

Nenhum comentário: