segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Obama bate boca com líder da Austrália

O senador Barack Obama, candidato à Presidência dos Estados Unidos, contra-atacou ontem o primeiro-ministro da Austrália, John Howard, que o acusara de fazer o jogo dos terroristas ao defender a retirada de todas as tropas de combate americanas do Iraque até março de 2008.

Howard, um conservador, é um fiel aliado do presidente George W. Bush e mantém mais de mil soldados australianos no Iraque. Obama lançou sua candidatura no sábado como um político de centro-esquerda contra a guerra.

Sua principal adversária na disputa da candidatura democrata à Casa Branca, a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton, justificou seu voto a favor da guerra e sua atual oposição alegando que o governo Bush distorceu as informações dos serviços secretos dos EUA para defender a invasão do Iraque. A culpa seria de Bush, e não de Hillary.

Diversos democratas criticaram o primeiro-ministro australiano por dar palpite sobre a eleição presidencial de 2008 nos EUA. Mas alguns republicanos argumentaram que, como um aliado que enviou tropas para o Iraque, Howard tem todo o direito de fazer comentários sobre a condução da guerra.

Nenhum comentário: