terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Irã pode enriquecer urânio em escala industrial

O Irã atingiu em agosto um nível de desenvolvimento tecnológico que pode lhe permitir enriquecer urânio em escala industrial dentro de seis meses, advertiu ontem o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei.

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times, ElBaradei, um diplomata egípcio, previu que o Irã não suspenderá o enriquecimento de urânio amanhã, quarta-feira, como exige uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ele se encontra hoje com o principal negociar nuclear iraniano, Ali Larijani, antes de encaminhar seu relatório à ONU.

Desde agosto, o Irã usa 164 centrífugas instaladas num projeto piloto na central nuclear de Natanz, apontada como um dos possíveis alvos de um bombardeio americano ou israelense para tentar destruir o programa nuclear do Irã.

Embora o regime fundamentalista iraniano insista em que seu programa nuclear tem fins pacíficos, os Estados Unidos estão convencidos de que o objetivo maior é desenvolver armas atômicas.

Nenhum comentário: