segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Negociação com Coréia do Norte está perto do colapso

As negociações sobre o programa nuclear da Coréia do Norte estão à beira do fracasso por causa das exigências de ajuda energética feitas pelo regime comunista de Pionguiangue para abrir mão da energia atômica.

Desde quinta-feira, os seis países envolvidos nas negociações - Coréia do Norte, Coréia do Sul, China, Estados Unidos, Japão e Rússia - tentam retomar um acordo fechado em setembro de 2005, quando Pionguiangue prometeu abandonar o desenvolvimento de armas nucleares em troca de ajuda econômica e energética. O problema agora está no volume da ajuda energética.

A Coréia do Norte está exigindo 2 milhões de quilovates de eletricidade, o que teria sido gerado pelos dois reatores prometidos no acordo firmado com os EUA em 1994, e mais 2 milhões de toneladas de óleo combustível pesado.

O Japão considerou as exigências "excessivas", acusando-as de "criar uma atmosfera de tensão".

Um jornal ligado ao regime stalinista norte-coreano disse que os EUA teriam concordado em suspendar as sanções financeiras como parte das medidas para convencer Pionguiangue a suspender a fabricação de bombas atômicas.

A Coréia do Norte realizou um teste nuclear com sucesso parcial em 9 de outubro de 2006.

Nenhum comentário: