quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Hillary exige voto do Congresso para ataque ao Irã

Sob pressão entre os democratas por ter votado a favor da invasão do Iraque, a senadora, ex-primeira-dama e candidata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton advertiu hoje o presidente George Walker Bush a não atacar militarmente o Irã sem a aprovação do Congresso.

"Se o governo acredita que qualquer uso de força contra o Irã seja necessário, o presidente deve pedir autorização ao Congresso", declarou em discurso a senadora pelo estado de Nova Iorque nesta quarta-feira.

"Seria um erro de proporções históricas se o governo acreditasse que a resolução de 2002 autorizando o uso da força contra o Iraque foi um cheque em branco para autorizar o uso da força contra o Irã sem nova autorização congressual", acrescentou Hillary.

A candidata à Casa Branca disse ainda que a resolução de 2001 autorizando a retaliação contra os responsáveis pelos atentados de 11 de setembro também não autoriza o uso da força contra o Irã: "Continuamos sofrendo as conseqüência da ação presidencial sem controle. Permitiu-se que o presidente cometesse um erro grave depois do outro durante muito tempo, sob a cobertura da sombra oferecida pelo Congresso de maioria republicana".

O Partido Democrata venceu as eleições intermediárias de 7 de novembro. Desde janeiro, tem maioria na Câmara e no Senado.

Nenhum comentário: