quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

EUA, Irã e Síria discutirão futuro do Iraque

Os Estados Unidos devem participar de um encontro internacional para estabilizar o Iraque no mês que vem, ao lado de outras potências e de países vizinhos, inclusive o Irã e a Síria, confirmou ontem a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice. Esse diálogo com os inimigos faz parte das recomendações feitas há três meses pelo Grupo de Estudos sobre o Iraque, presidido pelo ex-secretário de Estado James Baker. Até agora, vinha sendo desprezado pelo governo George W. Bush.

No encontro, previsto para a primeira quinzena de março no Iraque, deve ser convocada uma conferência internacional a nível ministerial incluindo as potências do Grupo dos Oito - EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia - e os países vizinhos do Iraque - Turquia, Jordânia, Síria, Arábia Saudita, Kuwait e Irã. Serão convidados ainda a China e organizações internacionais como as Nações Unidas e a União Européia.

Em depoimento no Senado, Condoleezza Rice declarou: "Espero que estes governos aproveitem a oportunidade para melhorar suas relações com o Iraque e para trabalhar pela paz e a estabilidade na região".

Finalmente os EUA reconhecem a necessidade de negociar com os vizinhos a pacificação do Iraque.

Nenhum comentário: