segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

EUA duvidam da capacidade de forças iraquianas

Os Estados Unidos duvidam da capacidade das novas forças de segurança do Iraque de atingir a maturidade e o profissionalismo necessários para que os soldados americanos não precisem mais se envolver no policiamento, revela a Estimativa Nacional de Inteligência, produzida pelos 16 serviços secretos dos Estados Unidos.

Depois da manipulação dos informes para justificar a invasão do Iraque, em 2003, o que abalou ainda mais os serviços secretos americanos, que já estavam sendo muito criticados por não impedirem os atentados de 11 de setembro de 2001, agora o relatório questiona a alegação do governo George Walker Bush de que o Irã é um fator importante na violência no Iraque. O documento admite que o Irã fornece "armas letais" a grupos xiitas do Iraque, mas argumenta que o conflito tem uma dinâmica própria e é alimentado pelos próprios iraquianos.

Outra constatação dos serviços de inteligência dos EUA é que a situação no Iraque é muito mais complexa do que uma guerra civil, envolve diversas facções com causas diferentes, todas armadas.

Nenhum comentário: