quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Bush quer ofensiva da OTAN no Afeganistão

O presidente George Walker Bush pediu hoje ajuda aos aliados europeus para reforçar as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão: "Quero ver uma ofensiva da Otan no Afeganistão, e não uma ofensiva dos talebã", declarou o presidente dos Estados Unidos na Casa Branca.

A expectativa é que a milícia dos Talebã (estudantes), que governou o Afeganistão de 1996 a 2001, lance uma ofensiva na primavera do Hemisfério Norte. Bush quer se antecipar ao inimigo.

Um dia depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, os países da OTAN invocaram o artigo 5 da carta da instituição, que considera um ataque contra qualquer país-membro um ataque contra todos, deram solidariedade aos EUA e ofereceram suas Forças Armadas.

O problema é que depois do Afeganistão Bush invadiu o Iraque, sem o apoio da comunidade internacional. Agora aliados europeus como a França e a Alemanha, que se opuseram à guerra no Iraque, não querem se associar ao esforço de guerra dos EUA no Afeganistão com medo de retaliações e ataques terroristas.

Nenhum comentário: