sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Segundo guarda é preso por vídeo de Saddam

O governo do Iraque anunciou que um segundo guarda envolvido na filmagem do enforcamento do ex-ditador Saddam Hussein (1979-2003), em 30 de dezembro, foi preso.

Tanto o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, quanto o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, insistiram que Saddam foi submetido a um julgamento justo, oportunidade que suas centenas de milhares de vítimas não tiveram. Bush disse que a execução poderia ter sido feita com maior dignidade mas que "houve Justiça, o que não aconteceu com suas vítimas".

Na realidade, o que se viu foi uma amostra da Justiça iraquiana. As vítimas da ditadura de Saddam Hussein eram provocadas até a morte por seus carrascos. O vídeo clandestino só mostrou que isto não mudou, mesmo que o julgamento tenha sido justo. Um tirano como Saddam estava condenado mesmo antes de sentar no banco dos réus.

Enquanto investiga o escândalo do enforcamento, o Iraque suspendeu a execução de dois outros altos dirigentes do governo Saddam Hussein condenados à morte pelo mesmo massacre de 148 xiitas na cidade de Dujail, em 1982, um meio-irmão do ditador e um juiz.

Nenhum comentário: