terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Reino Unido e Irlanda convocam eleições na Irlanda do Norte

Os primeiros-ministros britânico, Tony Blair, e irlandês, Bertie Ahern, convocaram hoje para 7 de março eleições para a Assembléia da Irlanda do Norte, numa tentativa de recriar o governo semi-autônomo, dissolvido em 2002 por falta de acordo entre os principais partidos católicos e protestantes.

Pelo Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa, assinado em 1998 para pôr fim a uma guerra civil que matou mais de 3,3 mil em 30 anos, a minoria tem poder para vetar decisões da assembléia e do governo norte-irlandeses se reunir 40% dos votos. É um mecanismo criado para impedir a dominação total de uma comunidade, garantindo os direitos da minoria.

Isto provocou sucessivas crises e colapsos do governo. A decisão do Sinn Féin - partido político ligado ao Exército Republicano Irlandês, principal grupo católico na luta contra a dominação britânica sobre a Irlanda do Norte - de aderir ao acordo que cria a Polícia da Irlanda do Norte, aprovada no domingo passado, recria as condições para reinstaurar o governo semi-autônomo.

Se isto acontecer, a Irlanda do Norte deixa de ser governada de Londres, um dos argumentos usados por Gerry Adams, presidente do SF, para convencer a linha dura a participar de uma polícia recentemente acusada de violência e arbitrariedade contra católicos, republicanos e nacionalistas irlandeses, adversários dos protestantes que defendem a manutenção do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Nenhum comentário: