domingo, 28 de janeiro de 2007

EUA e Iraque matam 250 insurgentes

Em mais um dia sangrento no Iraque, forças americanas e iraquianas mataram pelo menos 250 rebeldes numa batalha do norte da cidade sagrada de Najaf, informou o coronel iraquiano Ali Nomas, enquanto outras 61 pessoas morreram em ataques em outros lugares do país e a polícia encontrou mais 54 cadáveres nas ruas de Bagdá.

A Batalha de Najaf foi travada enquanto milhares de peregrinos dirigiam-se para a cidade próxima de Carbalá para a festa da Achura, a mais importante do calendário religioso xiita. Havia 500 rebeldes na área, em sua maioria xiitas leais. Eles queriam atacar os xiitas para purgar seus pecados pela morte do imã Hussein, neto do profeta Maomé e um dos principais heróis do xiismo, em Carbalá, no ano 680.

Pelo menos 100 rebeldes foram presos, inclusive um sudanês. Eles teriam declarado pertencer ao até então desconhecido e apocalíptico Exército do Imã Ahmed al-Yemeni.

Na cidade de Kirkuk, no Norte do Iraque, dois carros-bombas dirigidos contra os curdos, matou pelo menos 16 pessoas.

O governo iraquiano mobilizou 11 mil soldados e policiais para patrulhar Carbalá durante a Achura, que terá seu dia mais importante nesta terça-feira.

Nenhum comentário: