quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Coréia do Norte ajuda programa nuclear do Irã

O regime comunista da Coréia do Norte está ajudando o Irã a realizar um teste nuclear subterrâneo como o que fez em 9 de outubro, provocando uma crise diplomática, afirma o jornal conservador inglês The Daily Telegraph em sua edição de hoje, citando como fonte "um militar europeu de alta patente".

Uma equipe do programa nuclear iraniano estaria na Coréia do Norte, a convite do governo de Pionguiangue, para estudar o teste nuclear norte-coreano. A mesma fonte garante que cientistas iranianos visitam regularmente a Coréia do Norte para participar de testes de lançamento de mísseis.

No discurso sobre o Estado da União de 2002, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, colocou o Irã e a Coréia do Norte ao lado do Iraque, no que chamou de "eixo do mal". Estava, na verdade, preparando o povo americano para a guerra no Iraque. Os outros dois países, sentindo-se ameaçados, aceleraram seus programas nucleares para fabricar a bomba atômica, o que dissuadiria Washington de atacá-los.

Agora, os dois inimigos dos EUA se unem, dificultando os esforços diplomáticos para solucionar as crises, apesar das pressões e sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas para que voltem a aceitar inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica.

Nenhum comentário: