sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Núcleo da inflação americana cai para 2,2% ao ano

O índice de preços do consumidor ficou estável nos Estados Unidos em novembro e a inflação anual em 2,2%, pouco acima do limite máximo considerado ideal pelo Federal Reserve Board (Fed), o banco central americano. É a menor taxa em quatro anos,

A renda dos americanos cresceu 0,3% em novembro e o consumo privado, em 0,5%. O produto interno bruto da maior economia do mundo soma US$ 13,3 trilhões. Em média, cada americano ganha US$ 32.280 por ano.

As encomendas de bens duráveis aumentaram 1,9% em novembro, depois de uma queda de 8,2% em outubro, com recuperação nas vendas de aviões e produtos de informática. Descontada a inflação, houve um aumento real de 1,6% nas vendas de bens duráveis. Em bens não-duráveis, o crescimento foi de 0,1%, assim como no setor de serviços, que teve a menor alta desde junho.

Agora, os analistas prevêem que o Fed mantenha a taxa básica de juros inalterada em 5,25% na sua reunião de janeiro. Mas Peter Moritz, professor de negócios na Universidade de Maryland, disse que serão necessários outros indicadores para o banco central se convencer de que a inflação americana está controlada.

Nenhum comentário: