quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Morre Gerald Ford, o presidente acidental

O ex-presidente americano Gerald Ford (1974-77) morreu aos 93 anos. Sua família anunciou a morte mas não revelou a causa. Ele teve uma pneumonia no início do ano e foi submetido a dois tratamentos para o coração, inclusive uma angioplastia.

Único presidente não-eleito da História dos Estados Unidos, Ford chegou à Casa Branca depois da renúncia de Richard Nixon, em 1974, por causa do Escândalo de Watergate e por que o vice-presidente Spiro Agnew caíra em outro escândalo.

Durante seu governo, finalmente terminou a Guerra do Vietnã, com a queda de Saigon, no final de abril de 1975. Duas semanas antes, o Khmer Vermelho tomara o poder no Camboja, iniciando um período de terror em que 2 milhões foram mortos.

Candidato à reeleição, Ford cometeu o erro de perdoar Nixon, que talvez tenha sido fatal para suas pretensões. Ganhou o ex-governador da Geórgia, Jimmy Carter, do Partido Democrata. O Partido Republicano voltaria ao poder quatro anos depois, nas eleições de 1980, com Ronald Reagan.

O papel histórico de Gerald Ford foi resgatar a dignidade da Presidência dos EUA, manchada por Nixon. Hoje, mesmo adversários políticos como o senador Edward Kennedy concordaram que o perdão a Nixon contribuiu para aliviar a carga que todo o caso Watergate representara para a nação.

Nenhum comentário: