quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

EUA estão perdendo no Iraque, dizem americanos

A maioria dos americanos acredita que os Estados Unidos estão perdendo a guerra no Iraque e gostaria que o governo George W. Bush adotasse as propostas do Grupo de Estudos sobre o Iraque co-presidido pelo ex-secretário de Estado James Baker e pelo ex-deputado democrata Lee Hamilton, revela o jornal The Washington Post na sua principal matéria de hoje.

O Post descreve as propostas, que incluem negociar com inimigos como Síria e Irã e com todos os outros países da região, como órfãs em Washington, com pouco apoio nos dois partidos.

Na pesquisa do Post e da divisão de jornalismo da rede de televisão americana, 80% disseram a missão das tropas americanas no Iraque deve ser mudada do combate direto para o treinamento do Exército e da Polícia iraquianos.

Novos ataques nesta quarta-feira, 13 de dezembro, contra desempregados como procuram trabalho como diaristas mataram pelo menos 23 pessoas e feriram outras 56 em Bagdá e em Kirkuk, no Norte do Iraque.

No começo do próximo ano, quando o presidente Bush anunciará sua nova estratégia para a guerra no Iraque, os EUA pretendem entregar o controle da segurança pública em Bagdá aos iraquianos. O plano para que o Exército do Iraque tome conta da capital foi apresentado a Bush pelo primeiro-ministro Nuri al-Maliki num encontro em 30 de novembro, na Jordânia, informou hoje o jornal The New York Times.

Nenhum comentário: