sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Conselho de Segurança da ONU deve impor sanções ao Irã

Depois de meses de discussão sobre o programa nuclear iraniano, suspeito de desenvolver armas atômicas, as cinco grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) parecem ter chegado a um acordo para pressionar Teerã a parar de enriquecer urânio e voltar às negociações. Elas esperam concluir a negociação hoje para que o assunto seja votado no fim de semana.

As medidas são consideradas essenciais para formar uma frente unida contra a nuclearização do Irã, que poderia provocar uma corrida nuclear no Oriente Médio. Mas a proposta inicial da União Européia teve de ser atenuada para se chegar a um consenso.

Assim, a expectativa dos analistas é que tenha um impacto limitado em Teerã.

Se aprovada, a resolução terá caráter obrigatório, proibindo os países-membros da ONU de enviar material nuclear sensível ao Irã e impondo restrições a tecnologia de uso duplo, civil e militar. O Irã insiste em que seu programa nuclear visa exclusivamente fins pacíficos.

Também seriam congeladas as contas no exterior de algumas pessoas, empresas e organizações. A Rússia pressionou para que não fossem proibidas as viagens de dirigentes iranianos.

Os EUA e o Reino Unido estão enviando porta-aviões para o Golfo Pérsico, numa manobra vista como pressão sobre o Irã.

Nenhum comentário: