sábado, 25 de novembro de 2006

Vice de Bush discute Oriente Médio com sauditas

O todo-poderoso vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, um dos principais responsáveis pela invasão do Iraque, chegou hoje à Arábia Saudita para discutir com um dos principais aliados no Oriente Médio alternativas para pacificar a região e contar o Irã, acusado de desenvolver armas atômicas. A intenção é preparar uma nova iniciativa de paz que contemple também os conflitos no Líbano e entre Israel e os palestinos.

Como um país sunita, a Arábia Saudita preocupa-se com a expansão do chamado crescente xiita, que incluiria o Irã, a maioria xiita no Iraque e a milícia fundamentalista xiita Hesbolá (Partido de Deus), que aumentou seu cacife político no Líbano ao resistir, em julho e agosto, a uma grande ofensiva militar israelense.

No Líbano, a tensão aumentou ainda mais nesta semana com o assassinato do ministro cristão Pierre Gemayel, um dos principais críticos da influência síria em seu país, deixando-o mais uma vez à beira da guerra civil.

Na próxima semana, o presidente George Walker Bush vai se encontrar com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki. Há dois dias, Bagdá sofreu o pior ataque terrorista desde a invasão americana de março de 2003. Mais de 200 xiitas foram mortos numa série de explosões de quatro carros-bomba, complementadas com ataques com granadas.

Nenhum comentário: