quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Rice rejeita abertura de diálogo com Síria e Irã

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, rejeitou hoje a possibilidade, sugerida pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, de envolver o Irã e a Síria numa ampla negociação sobre a paz no Oriente Médio, tendo em vista a pacificação do Iraque, do Líbano e da Palestina.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, um radical que customa ameaçar Israel, declarou que, "desde o início, dissemos que conversaríamos com os Estados Unidos, sob condições. Se corrigir seu comportamento, conversaremos".

Já o ministro do Exterior da Síria, Walid Mouallem, manifestou o interesse em negociar com os EUA para pacificar O Iraque e garantir sua segurança: "Estendemos a mão com sinceridade. A bola está com os EUA".

Mas Condy Rice não está tão convencida assim da sinceridade dos dois maiores inimigos estatais dos EUA no Oriente Médio: "A questão é saber se há qualquer coisa no comportamento iraniano que possa sugerir que eles estão interessados na estabilidade do Iraque". Quanto à Síria, comentou, "atualmente parece estar alinhada com as forças extremistas".

A abertura de diálogo com a Síria e o Irã deve ser uma das sugestões do Grupo de Estudos sobre o Iraque, presidido pelo ex-secretário de Estado James Baker e o ex-deputado democrata Lee Hamilton, criado para sugerir alternativas para os EUA no Iraque. O próprio Baker lembrou que negociou com a adesão da Síria e a neutralidade do Irã antes da Guerra do Golfo, em 1991, para expulsar os iraquianos no Kuwait.

Nenhum comentário: