terça-feira, 7 de novembro de 2006

Republicanos reagem na reta final nos EUA

Um grande esforço da máquina do Partido Republicano na reta final da campanha para as eleições intermediárias de hoje nos Estados Unidos teria reduzido a vantagem da oposição democrata, que luta para recuperar a maioria no Congresso, perdida em 1994.

Embora pesquisas como a da rede de televisão CNN indiquem uma vantagem de 20 pontos percentuais para os democratas, outras sondagem sugerem que os republicanos reagiram no final, acusando os democratas de pretender aumentar impostos e de não um plano alternativo para a guerra no Iraque.

Analistas independentes lembram que os republicanos tiveram uma vantagem de apenas seis pontos percentuais em 1994. Isto foi suficiente para recuperarem a maioria no Congresso. A maioria não acredita que uma possível vantagem democrata chegue a 10 pontos.

As eleições são vistas como um referendo sobre os seis anos de governo George W. Bush. Tanto Bush quanto o ex-presidente Bill Clinton se lançaram de corpo e alma no final da campanha, que dá a partida para a disputa presidencial de 2008. Uma forte candidata é a ex-primeira-dama Hillary Clinton, que deve se reeleger hoje senadora por Nova Iorque.

Para conquistar a maioria na Câmara, os democratas precisam eleger pelo menos 15 deputados além dos 201 que têm hoje. Como há 50 eleições indefinidas, é provável que recuperem a maioria na Câmara.

No Senado, onde estão em jogo 33 vagas, há nove eleições duramente disputadas. Os democratas precisam ganhar seis destas nove para retomar a maioria.

Nenhum comentário: