quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Reino Unido transfere segurança de Bássora até meados de 2007

As forças britânicas devem transferir aos iraquianos o controle da segurança em Bássora, a cidade mais importante do Sul do Iraque, até meados do ano que vem, anunciou ontem à Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico a ministra do Exterior, Margaret Beckett. Ela afirmou que a transição está em andamento, prevendo que em breve os Estados Unidos entregarão aos iraquianos o controle sobre a província de Najaf.

"Na área sob nossa responsabilidade, esperamos entregar a região de Maysan em janeiro e o progresso da operação em Bássora nos dá confiança de que seja possível concluir a transição naquela província na próxima primavera" no Hemisfério Norte (março a junho), afirmou Margaret Beckett.

Mas um porta-voz do Ministério da Defesa considerou "muito cedo para dizer" que impacto a transferência terá sobre o número de soldados britânicos, alertando que as forças britânicas manterão "um papel de supervisão e treinamento" de soldados e policiais iraquianos.Acrescentou que a transição depende das condições e ainda não está garantida.

Nenhum comentário: