quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Pinochet tem toneladas de ouro em Hong Kong

O ex-ditador chileno general Augusto Pinochet tem nove mil quilos de ouro, avaliados em 127 milhões de euros, cerca de R$ 344 milhões, depositados num banco em Hong Kong, confirmou ontem o governo do Chile depois que a notícia foi publicada em dois diários importantes do país. Um advogado do general contestou a notícia, alegando que o único ouro de Pinochet é sua aliança de casamento.

Em nome do governo chileno, o ministro das Relações Exteriores, Alejandro Foxley, declarou que sabia "há vários dias" da descoberta dos lingotes de ouro de Pinochet no Hong Kong & Shanghai Banking Corporation (HSBC). O Chile tenta congelar o depósito e entregar o ouro ao Tribunal de Apelações de Santiago, que investiga as contas secretas que o ex-ditador abriu com 11 identidades falsas no Banco Riggs, nos EUA, o que foi descoberto em 2004.

Esta investigação descobriu um desfalque de dinheiro público da ordem de US$ 30 milhões pelo qual Pinochet, sua mulher, quatro de seus cinco filhos, sua ex-secretária foram processados por evasão fiscal, sonegação e enriquecimento ilícito, além de falsificação de identidades e passaportes. O processo sobre a origem da fortuna do ex-ditador está paralisado por um recurso da defesa para afastar o juiz do caso, Carlos Cerca, acusado de parcialidade.

Nenhum comentário: