terça-feira, 10 de outubro de 2006

EUA propõem sanções contra a Coréia do Norte

Os Estados Unidos distribuíram ontem aos demais membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas um anteprojeto de resolução impondo um embargo à venda de armas e outras restrições à Coréia do Norte, que anunciou ter realizado um teste nuclear bem-sucedido nesta segunda-feira. A delegação americana chegou a sugerir inspeções internacionais de qualquer carga destinada ao regime comunista de Pionguiangue, um dos mais fechados do mundo.

Washington pretende ainda impor um embargo à venda de quaisquer produtos ou materiais que possam ser usados nos programas nuclear e de mísseis da Coréia do Norte.

Por unanimidade, o Conselho de Segurança aprovou uma declaração repudiando a explosão nuclear mas ainda não está claro se haverá consenso para impor sanções econômicas à Coréia do Norte.

A China, tradicional aliada do regime stalinista norte-coreano, está furiosa com o teste nuclear, que pode levar seu inimigo histórico Japão a desenvolver armas nucleares. Mas teme uma desestabilização da ditadura de Pionguiangue, o que poderia significar ondas de milhões de refugiados procurando abrigo em território chinês.

Nesta terça-feira, o Conselho de Segurança volta a discutir a questão, a portas fechadas.

Nenhum comentário: