quinta-feira, 12 de outubro de 2006

EUA propõem nova resolução contra Coréia do Norte

Os Estados Unidos devem apresentar hoje ao Conselho de Segurança das Nações Unidas um projeto de resolução propondo sanções ainda mais duras contra a Coréia do Norte, que anunciou na segunda-feira ter realizado uma explosão nuclear.

A proposta anterior, que circulava desde segunda-feira como um anteprojeto entre os membros do Conselho de Segurança, proibia o comércio de materiais e equipamentos para a produção de armas de destruição em massa e de sistemas de mísseis para transportá-las, assim como operações para financiar seu desenvolvimento.

A nova proposta deve ser ainda mais dura. O governo americano gostaria de impor um verdadeiro bloqueio naval para evitar a entrada e saída de tecnologias e materiais sensíveis da Coréia do Norte. Mas dificilmente a China aceitaria uma medida tão dura.

Para o regime stalinista norte-coreano, a imposição de sanções punitivas pelo Conselho de Segurança da ONU já é um ato de guerra. O vice-presidente norte-coreano, Kim Yong Nam, disse ontem que a realização de novos testes nucleares "depende da política do governo americano".

Claramente, é uma chantagem nuclear. Um regime decadente que oprime uma população empobrecida e miserável de 23 milhões, incapaz de alimentar seu próprio povo, apela para as armas atômicas como cartada para participar do jogo de poder.

O embaixador dos EUA na ONU, o linha-dura John Bolton, espera que a resolução seja aprovada em 24 horas. Tem o apoio aberto do Japão, que também quer enviar um sinal claro a Pionguiangue de que sua conduta será punida.

Nenhum comentário: