terça-feira, 10 de outubro de 2006

EUA dizem que teste nuclear norte-coreano fracassou

Na avaliação dos serviços secretos dos Estados Unidos, a explosão nuclear experimental anunciada ontem pela Coréia do Norte como um sucesso fracassou parcialmente.

Minutos antes de testar pela primeira vez sua bomba atômica, o regime comunista norte-coreano revelou à China, sua maior aliada, que faria um teste nuclear de 4 quilotons, ou seja, realizaria uma explosão equivalente à de 4 mil toneladas de dinamite. Para comparar, a bomba atômica que os EUA jogaram em Hiroxima, no Japão, em 6 de agosto de 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial, tinha 11 quilotons.

Mas pelo tremor de terra provocado pelo teste norte-coreano, os especialistas americanos acreditam que a explosão não passou do equivalente a 500 toneladas de dinamite, talvez não mais do que 200 e, na opinião de alguns analistas, podem nem ter sido uma explosão atômica.

O Departamento da Defesa revelou ainda que não há planos para uma ação militar contra a Coréia do Norte. Um ataque contra o programa nuclear norte-coreano fatalmente deflagraria uma nova guerra da Coréia, com número total de mortos passando de um milhão. Isto desestabilizaria a região que mais cresce no mundo, abalando todo o planeta.

Nenhum comentário: