segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Efeito estufa pode ter impacto econômico arrasador

A mudança no clima da Terra pelo aumento na concentração gases que provocam o aquecimento da atmosfera pode devastar a economia mundial numa escala equivalente à das duas guerras mundiais ou da Grande Depressão (1929-39), adverte Nicholas Stern, ex-economista-chefe do Banco Mundial, em relatório produzido para o governo britânico.

O argumento central é que uma ação coordenada para combater o aquecimento do planeta terá custos muito menores do que as catástrofes que podem ocorrer se o efeito estufa for ignorado: "Nossas ações nas próximas décadas podem criar risco de uma grande ruptura na atividade econômica e social no final deste século e no início do próximo, numa escala similar àquela associada às guerras mundiais e à depressão econ6omica da primeira metade do século 20".

Stern adverte que o aquecimento global derreterá as calotas polares, aumento o nível dos oceanos, provocará quebra de sagras, escassez de água potável, aumento da mortalidade por malnutrição e ondas de calor, além de surtos de malária e de febre amarela. Os países mais pobres serão atingidos primeiro.

Nenhum comentário: