segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Berlusconi é denunciado por corrupção

O ex-primeiro-ministro e atual líder da oposição na Itália, Silvio Berlusconi, e o advogado britânico David Mills foram denunciados por corrupção hoje, nas audiências preliminares de um processo envolvendo a Mediaset, controladora do grupo de mídia de Berlusconi, o homem mais rico da Itália. Ele é suspeito de ter subornado o advogado para prestar falso testemunho.

A promotoria de Milão pediu a abertura de processo contra Berlusconi, supostamente por pagar 580 mil euros a Mills, assessor do grupo Fininvest, de propriedade do ex-primeiro-ministro, para mentir sobre seus negócios. A acusação contra Mills provocou um escândalo político no Reino Unido, porque ele era casado com a ministra da Cultura, Tessa Jowell.

Mills depôs duas vezes, em 1997 e 1998, como testemunha em processos contra Berlusconi. Em 20 de novembro de 1997, ele depôs num caso em que Berlusconi era acusado de subornar altos funcionários da Guarda de Finanças. Em 12 de dezembro de 1998, foi sobre o financiamento ilegal do Partido Socialista de Bettino Craxi, processo e preso na Operação Mãos Limpas, e fraude na contabilidade do grupo Fininvest.

Nenhum comentário: