sábado, 7 de outubro de 2006

Assassinada na Rússia jornalista crítica do Kremlin

A prestigiada jornalista russa Anna Politkóvskaya, premiada internacionalmente, uma das grandes críticas do governo Vladimir Putin, foi assassinada na sua casa, em Moscou. Uma vizinha encontrou seu corpo no elevador do prédio no início da tarde deste sábado. Ao lado do cadáver, que tinha várias perfurações de bala, havia uma pistola e quatro cartuchos vazios.

O principal suspeito é um jovem magro, de estatura média, visto saindo do prédio com um boné preto para jogar beisebol. A Procuradoria abriu inquérito por "homicídio premeditado".

"Seu assassinato é um golpe no coração do jornalismo russo", lamentou Igor Yakovenko, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas da Rússia. "Não será possível compensar sua perda. Não há nem nunca haverá ninguém como Politkóvskaya".

Ela nasceu em 1958, começou a trabalhar como jornalista em 1982 no jornal Izvestia. Desde 1999, escrevia para o jornal Novaya Gazeta, um dos órgãos mais críticos do Kremlin, especialmente da guerra na Chechênia. Um dos sócios é o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev.

Anna Politkóvskaya era autora de vários livros, entre os quais A Rússia de Putin, Terror na Chechênia e Uma Guerra Suja.

Nenhum comentário: