segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Anarquia provoca êxodo em massa do Iraque

A anarquia e a violência política deflagradas pela invasão americana já provocaram o êxodo de 1,6 milhão dos 26 milhões de iraquianos. Outro 1,5 milhão ainda estão no país mas fugiram de suas casas.

"O Iraque está em fuga", observa o repórter Patrick Cockburn, do jornal The Independent, de Londres, na principal matéria da edição de hoje, com base em informações do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

Há 500 mil iraquianos refugiados na Jordânia e 450 mil na Síria, onde chega uma média de 40 mil por semana. Tanto ricos quanto pobres são vulneráveis ao clima generalizado de violência, anarquia e impunidade no Iraque.

Os americanos estão convencidos de que controlar a violência na capital e nos arredores é essencial para estabilizar o Iraque. Este foi o centro das discussões do presidente George W. Bush com seus generais neste fim de semana, com um olho nas eleições intermediárias (no meio de seu mandato) para o Congresso. As últimas pesquisas indicam que os republicanos devem perder o controle da Câmara e agora também do Senado.

Seria um duro golpe para Bush. A invasão do Iraque arruinou seu governo.

Nenhum comentário: