sábado, 30 de setembro de 2006

Produção industrial do Japão cresce 1,9% em agosto

A segunda maior economia do mundo produziu dois números positivos nesta sexta-feira. A produção industrial japonesa cresceu 1,9% em agosto em relação a julho, e o núcleo da inflação aumentou 0,3% em agosto, indicando que o Japão superou a deflação que estagnou a economia do país durante mais de uma década. Mas uma queda de 4,4% no consumo das famílias assalariadas provoca alguma preocupação. O índice de desemprego ficou estável em 4,1%.

Pela previsão do Ministério da Economia, a produção deve cair 0,1% em setembro mas subir 1,8% em outubro.

O governo do novo primeiro-ministro, Shinzo Abe, ainda reluta em declarar a vitória sobre a deflação: "Como houve um longo período de deflação, precisamos tomar com cuidado a decisão sobre sua superação", comentou o secretário de Governo (espécie de Chefe da Casa Civil), Yasuhisa Shiozaki. "Precisamos ter a certeza de que a inflação não voltará".

A taxa de desemprego, que era de menos de 3% durante a euforia do SuperJapão dos anos 80, cai consistentemente desde 2003. Em maio, chegou a 4%, nível mais baixo em oito anos, subindo para 4,2% em junho e baixando para 4,1% em agosto.

Nos últimos 12 meses, o número de desempregados caiu em 120 mil, ficando em 2,7 milhões, enquanto o total de empregados subiu 220 mil, chegando a 64,27 milhões, depois de 16 meses consecutivos de alta.

A recuperação da economia japonesa foi um resultado das reformas realizadas nos últimos cinco anos pelo agora ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, que deixou o poder na última terça-feira, e também do extraordinário crescimento da China, que se tornou o maior parceiro comercial do Japão, superando os EUA.

Nenhum comentário: