quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Chanceler alemã critica censura a ópera

A chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, criticou ontem a decisão da Ópera Alemã de Berlim de suspender a apresentação de Idomeneo, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores músicos de todos os tempos. Uma cena da montagem mostrava a cabeça decapitada do profeta Maomé, fundador do islamismo. A decisão foi tomada sob a pressão de ameaças anônimas e o medo de represálias.

"Pensem nas conseqüências", protestou o diretor Hans Neuenfels. Numa cena final da peça, ele colocava as cabeças decepadas de Buda, Jesus Cristo, Maomé e Netuno sobre cadeira.

O jornal conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung viu um "sufocamento da coragem cívica" e convidou todos os teatros alemães a aproveitarem a oportunidade.

Num contraste de opiniões, enquanto o jornal Neues Deutschland denuncia a "islamofobia" ululante, o Tagespiegel, de Berlim, fez uma observação sobre o conflito: "O combate de culturas que vivemos é singular: é a luta de nossa cultura liberal com ela mesma". E concluiu: "Em outros lugares do mundo, as pessoas são decapitadas. Na ópera, só se decapitam bonecos. Isto é civilização".

Nenhum comentário: