quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Califórnia processa indústria automobilística

Num processo sem precedentes, o governo do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, está acusando as fábricas de automóveis pelo aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, o que provoca o efeito-estufa e o aquecimento da Terra. A ação exige bilhões de dólares em indenizações.

O secretário estadual de Justiça, Bill Lockyer, iniciou ontem a ação contra seis empresas, General Motors, Chrysler, Ford, Toyota, Honda e Nissan, denunciando-as pela "emissão maciça de gás carbônico e assim contribuir para o aumento da concentração deste gás na atmosfera. As emissões dos veículos destas companhias são responsáveis por cerca de 9% das emissões de gás carbônico do mundo e de 30% na Califórnia". O estado tem 35 milhões de habitantes e 32 milhões de carros registrados.

A poluição causada pelos automóveis, continua a denúncia, "reduz a quantidade de neve no estado, uma importante fonte de água doce, eleva o nível dos mares, agrava a poluição do ar pelo ozônio nas cidades e aumenta o risco de incêndios florestais".

Nenhum comentário: