sábado, 23 de setembro de 2006

Bomba mata 34 em bairro xiita de Bagdá

Uma bomba que explodiu junto a um caminhão-tanque que distribuía querosene para uso doméstico matou pelo menos 34 pessoas hoje em Cidade Sader, um bairro xiita da periferia da capital do Iraque, no primeiro dia de jejum do mês de Ramadã, sagrado para os muçulmanos. O bairro, de 2 milhões de habitantes, é a principal base de poder do aiatolá rebelde Muktada al-Sader, líder de uma milícia de 10 mil homens, o Exército Mehdi.

"Esta operação é uma resposta aos crimes do Exército Mehdi contra nossos irmãos sunitas em Bagdá", declarou o grupo Jamaat Jund al-Sahaba (Soldados dos Companheiros do Profeta). "Nossas espadas podem ir fundo nas vossas áreas, então parem de matar sunitas desarmados".

Três soldados americanos foram mortos por bombas detonadas à beira da estradas, em Bagdá e na violenta cidade de Kirkuk, na região curda, disputada entre sunitas e curdos. Um civil americano que trabalhava para o Departamento de Estado e um soldados dinamarquês foram mortos no Sul, nos arredores da cidade de Bássora.

Nenhum comentário: