quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Blair sai em menos de um ano

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, deve deixar a liderança do Partido Trabalhista e do governo em menos de um anos. Até 31 de maio deve renunciar à liderança do partido e esperar a eleição de seu sucessor, provavelmente o ministro das Finanças, Gordon Brown, que assumirá a chefia do governo, segundo o jornal popular The Sun em 26 de julho.

Blair levou os trabalhistas de volta ao poder em 1997, depois de 18 anos de governos conservadores, inicialmente sob a liderança de Margaret Thatcher. Mas agora está sob intensa pressão para renunciar por causa de seu apoio incondicional à invasão anglo-americana ao Iraque. A maioria da opinião pública britânica é contra e mais ainda a esquerda trabalhista.

Depois de ganhar no ano passado sua terceira eleição consecutiva, feito inédito para um líder trabalhista, mas com uma perda de quase cem cadeiras por causa da guerra, Blair anunciou que não concorreria a um quarto mandato. Este sinal de que vai sair enfraquece sua liderança e é um dos motivos para a pressão interna dentro do partido, no momento em que a oposição conservadora lidera as pesquisas de opinião com nove pontos percentuais de vantagem (40%-30%).

Nenhum comentário: