terça-feira, 5 de setembro de 2006

Anistia culpa corrupção pela violência no Brasil

A corrupção na polícia e na política cria um clima de ilegalidade em que floresce o crime organizado, acusa a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional, ao divulgar um vídeo dirigido aos candidatos a presidente e a governador pedindo atenção para os medos e sofrimentos da população carente como forma de diminuir a violência no Brasil.

O vídeo mostra as duras condições de vida nas favelas e operações policiais violentas nas favelas. A secretária-geral da AI, Irene Khan, pede urgência no combate à crise da segurança pública com respeito aos direitos humanos, com a imposição de um código de ética às forças policiais e medidas mais duras para combater o tráfico de armas.

"Este é um grito de alerta para os candidatos a presidente e a governador no Brasil", declara Irene Khan. "A postura discriminatória de sucessivos governos em relação às comunidades mais vulneráveis tem levado historicamente à criminalização da pobreza e atualmente põe em risco centenas de milhares de vida. É hora de perguntar como as coisas foram tão mal por tanto tempo."

Na sua opinião, "a pobreza, a violência e a proliferação de armas leves - realidades diárias para milhões de brasileiros, estão criando ambientes onde florescem abusos aos direitos humanos".

A dirigente da Anistia entende que "a violência e a exclusão social são as duas faces da mesma moeda. A política para conter a violência nas favelas não apenas provoca abusos dos direitos humanos, mas claramente não está funcionando. A segurança genuína não pode ser obtida defendendo os direitos de uns às custas dos direitos dos outros."

Nenhum comentário: