domingo, 13 de agosto de 2006

Fidel: sejam otimistas mas preparem-se para más notícias

No dia de seus 80 anos, o presidente licenciado de Cuba, Fidel Castro, divulgou nota sobre a doença que o afastou do poder no último dia 31, dizendo que "afirmar que o período de recuperação será curto e que não há mais qualquer risco seria absolutamente incorreto". E acrescentou: "Sugiro que sejam otimistas e ao mesmo tempo esteja preparados para notícias adversas".

Os cubanos observam que a expressão "notícias adversas" costuma significar morte na família.

Fidel assegurou seus compatriotas de que o país vai bem, agradeceu a gratidão do povo cubano e pediu, "para meus companheiros de luta, glória eterna por resistir ao império e derrotá-lo, demonstrando que um outro mundo é possível".

Os meios de comunicação da ditadura militar cubana dizem que o comandante se recuperou e já caminha. As fotos o mostram falando no telefone e mostrando um jornal que festeja seus 80 anos.

Ele passou todos os seus cargos, de líder do partido, comandante das Forças Armadas, presidente e primeiro-ministro para seu irmão, Raúl Castro, em 31 de julho, para se submeter a uma cirurgia para estancar uma hemorragia intestinal que pode ter sido provocada por um câncer, deflagrando um debate sobre sua sucessão e o futuro de Cuba na era pós-Fidel.

Nenhum comentário: