sábado, 12 de agosto de 2006

Cessar-fogo no Líbano começa segunda-feira às 2h

O início do cessar-fogo no Líbano está marcado para segunda-feira às 5h GMT (hora média de Greenwich), 2h pelo horário de Brasília, anunciou hoje o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

"As hostilidades devem parar já", apelou Annan. Ele disse ter acertado com os primeiros-ministros de Israel, Ehud Olmert, e do Líbano, Fuad Siniora, a hora anunciada.

A milícia fundamentalista xiita Hesbolá (Partido de Deus) promete respeitar a trégua mas ameaça lutar até a saída do último soldado israelense do território libanês. "Estamos em guerra", declarou seu líder, xeque Hassan Nasrallah. "Vamos continuar em guerra até o último soldado inimigo deixar nosso território.

O Hesbolá não concorda com seu desarmamento, o que pode criar problemas para a força internacional de paz que deve ocupar as posições do Exército israelense e preparar o terreno para que o Exército do Líbano ocupe o Sul do país, impedindo os ataques do Hesbolá contra Israel.

Israel sofreu hoje suas maiores perdas militares neste conflito, que já dura um mês. Pelo menos 24 soldados israelenses foram mortos.

Nenhum comentário: