segunda-feira, 24 de julho de 2006

Jovens britânicos bebem demais

LONDRES - Você está bebendo demais?

Os jovens do Reino Unido estão. O número de mortes relacionadas com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas dobrou desde 1991, passando de 4 para 8 mil, e o aumento mais dramático foi entre homens de 30 a 50 anos.

"As doenças do fígado causadas pelo álcool levam muito tempo para se desenvolver", observa a organização não-governamental Preocupação com o Álcool. "Então, se alguém morre com 30 e poucos anos, provavelmente bebeu muito nos seus 20 anos. Este é o problema de saúde pública mais sério na Grã-Bretanha e deve ser atacado com urgência".

Em 1991, a taxa de mortalidade por causa do álcool era de 9,1 homens para cada 100 mil e de 5 mulheres para cada 100 mil. Hoje, é de 17,7 para os homens e 8,5 para mulheres. No ano passado, o número de hospitalizações por alcoolismo atingiu um recorde de 183,4 mil.

Um terço dos homens e um quarto das mulheres excedem o limite recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de três doses de álcool em média por dia para homens e duas para mulheres. Uma dose é uma latinha de cerveja, um cálice de vinho ou uma dose de bebida destilada.

Se você toma mais de três doses em média por dia, ou seja, 21 por semana, seria considerado um alcoolista no Reino Unido.

O governo britânico gasta o equivalente a quase R$ 1 bilhão por ano para combater o alcoolismo.

Nenhum comentário: