sábado, 1 de julho de 2006

Carro-bomba mata 66 em bairro xiita de Bagdá

Pelo menos 66 pessoas morreram hoje com a explosão de um carro-bomba num movimento mercado de rua da Cidade de Sáder, um bairro pobre e predominantemente xiita da periferia da capital do Iraque. O ataque é visto como uma tentativa de radicais sunitas, talvez ligados à rede terrorista Al Caeda, de acirrar o conflito sectário entre árabes sunitas e árabes xiitas.

Na sua última gravação, divulgada neste sábado pela Internet, o principal líder d'al Caeda, o terrorista saudita Ossama ben Laden, disse que está havendo um genocídio dos sunitas no Iraque, autorizando os atentados contra muçulmanos como fazia o falecido líder da rede no Iraque, Abu Mussab al Zarkawi.

Isto marca uma mudança de posição d'al Caeda, que era contra a violência sectária entre sunitas e xiitas porque provoca a morte de muçulmanos. Os militares americanos afirmam ter interceptado no ano passado uma mensagem em que o segundo homem na hierarquia d'al Caeda, o médico egípcio Ayman al-Zawahiri, manda Zarkawi parar de matar muçulmanos.

Ben Laden acusa os xiitas de "traidores", "rejeicionistas" e "agentes dos americanos". Como são maioria no Iraque, cerca de 60% da população, os xiitas ascenderam ao poder com a queda da ditadura de Saddam Hussein, dominada pela minoria sunita.

"Nossos irmãos, os mujahedins d'al Caeda escolherão o querido irmão Abu Hamza al-Muhajer como seu líder em sucessão ao príncipe Abu Mussab al-Zarkawi", declara o líder terrorista saudita. "Eu o aconselho a focar sua luta nos americanos e em quem quer que os apóie e se aliar a eles na sua guerra contra o povo do Islã e o Iraque".

Os Estados Unidos identificaram Mujaher como Abu Ayyub al-Masri. A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, ofereceu na sexta-feira uma recompensa de US$ 5 milhões por informações que levem à sua captura.

Num ataque direto ao primeiro-ministro iraquiano, o xiita Nuri al-Maliki, Ben Laden exortou os sunitas a rejeitarem seu plano de reconciliação nacional, que inclui a formação de um governo de união nacional, e advertiu-os a não participar da política. Mais uma vez, chamou as forças estrangeiras da aliança liderada pelos EUA de cruzados e os iraquianos que colaboram com elas de infiéis.

"Nosso povo muçulmano no Iraque precisa aprender que não será aceita trégua nenhuma com os cruzados e os apóstatas", vaticinou o terrorista mais procurado do mundo em tom ameaçador. "Não pode haver meias soluções e não há saída para eles a não ser lutar e sustentar sua guerra santa. Não sejam iludidos por convites para se associar a partidos e tomar parte no assim chamado processo político".

Isto significa que para Ben Laden o Conselho Consultivo dos Mujahedins no Iraque, representante da sua rede terrorista, deve ser a base de um governo islâmico autêntico.

O líder d'al Caeda terminou sua quinta gravação deste ano pedindo proteção a Deus para os "mujahedins em toda parte", inclusive na Faixa de Gaza, na Cisjordânia, na Caxemira, no Afeganistão, na Argélia, na Somália e na Arábia Saudita.

Ben Laden advertiu ainda "todos os países do mundo para não aceitar a proposta dos EUA de enviar forças internacionais à Somália. Juramos por Deus que combateremos seus soldados na Somália e nos reservamos o direito de puni-los nas suas próprias terras e em todo lugar acessível no momento apropriado, da maneira apropriada".

Quer dizer que os cidadãos dos países que apóiam os EUA na sua guerra global contra o terrorismo podem ser alvo de células locais d'al Caeda.

Nenhum comentário: