terça-feira, 11 de julho de 2006

Bombas matam 174 na maior cidade da Índia

Sete bombas explodiram hoje em trens ou estações do sistema ferroviário de Mumbai, a maior cidade e principal centro econômico e financeiro da Índia, com 17 milhões de habitantes, matando pelo menos 174 pessoas e ferindo outras 380.. Foi o pior atentado na antiga Bombaim desde 1993, quando morreram 250 pessoas.

O governo atribui o ataque a terroristas. Até agora, nenhum grupo reivindicou a autoria dos atentados, cometidos no final da tarde, hora do pico da volta para casa depois do trabalho.

Segundo maior país do mundo em população, com mais de 1 bilhão de habitantes, a Índia tem uma minoria muçulmana de mais de 120 milhões de pessoas. Tem um conflito com a maioria muçulmana da província da Caxemira, que gostaria de pertencer ao Paquistão, e vive em estado de guerra com o Paquistão.

Desde que se tornaram independentes do Império Britânico, em 1947, os dois países travaram três guerras, em 1947, 1962 e 1971. Depois que desenvolveram armas atômicas, nos anos 70, não entraram mais em guerra aberta mas fazem escaramuças na fronteira gelada na Cordilheira do Himalaia.

Um movimento guerrilheiro muçulmano luta desde 1989 contra a dominação indiana sobre a Caxemira.

Nenhum comentário: