terça-feira, 20 de junho de 2006

Outro ditador sera julgado em Haia

O ex-ditador da Libéria Charles Taylor chegou ontem à Holanda, onde será processado por 11 acusações de crimes contra a humanidade. Ele foi entregue ao centro de detenção do Tribunal Penal Internacional, onde morreu no início do ano o ex-ditador iugoslavo Slobodan Milosevic, enquanto aguardava a conclusão de seu julgamento por crimes de guerra nos conflitos que destruíram a antiga Iugoslávia nos anos 90.

Taylor foi denunciado por alimentar a guerra civil na vizinha Serra Leoa, apoiando um grupo terrorista responsável por assassinato, mutilações, estupro e escravidão sexual, em troca de participação no contrabando de diamantes.

Ele governou a Libéria, um país criado no início do século 19 para receber escravos libertos dos Estados Unidos, de 1997 a 2003, sendo deposto sob intensa pressão internacional. Refugiou-se na Nigéria.

Depois da eleição, em novembro, na Libéria, da primeira mulher presidente de um país africano, Ellen Johnson-Sirleaf, a Nigéria decidiu entregá-lo. Na sexta-feira, o Conselho de Segurança das Nações aprovou uma resolução aprovando seu julgamento.

Nenhum comentário: