segunda-feira, 12 de junho de 2006

Japão cresce 3,1% ao ano

A segunda maior economia do mundo surpreendeu as expectativas. Depois de quase uma década de estagnação e ameaça de deflação, o Japão está crescendo a uma taxa de 3,1% por ao ano, impulsionado sobretudo pelo investimento das companhias japonesas.

Novos indicadores divulgados nesta segunda-feira revelam um crescimento de 0,8% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o último do ano passado, superando a estimativa oficial de 0,5%, que daria uma taxa anual de 1,9%. O maior responsável foi o investimento das empresas, que aumentou 3,1% no primeiro trimestre do ano, acima da estimativa oficial de 1,4%.

Na realidade, a recuperação japonesa começa em 2003, com um crescimento de 1,8%, seguido por 2,3% em 2004 e 2,8% em 2005. Mais importante é esta tendência de aumento da taxa de crescimento, o que indica uma recuperação consistente. Também é bem notar que a recuperação, inicialmente puxada pela China, sustenta-se agora com o aumento do consumo interno no Japão.

O crescimento do produto interno bruto japonês e a alta na inflação, que foi de 3,3% para bens de capital, devem levar o Banco do Japão a manter sua política de aumentar a taxa de juros, apesar das recentes quedas fortes na Bolsa de Tóquio, fruto do temor dos mercados internacionais quanto ao risco de inflação, alta de juros e desaceleração da maior economia do mundo, os Estados Unidos.

Nenhum comentário: