quarta-feira, 14 de junho de 2006

Iraque usa 50 mil homens para policiar Bagdá

Numa megaoperação contra a violência e o terrorismo, o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, colocou hoje quase 50 mil soldados e policiais nas ruas de Bagdá. Ao mesmo tempo, prometeu anistia para os rebeldes que entregarem as armas e se integrarem ao processo político.

Em Washington, ao voltar de uma visita-surpresa para discutir o controle da violência com o novo chefe de governo do Iraque, o presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush, disse que são 26 mil soldados e 23 mil policiais iraquianos, apoiados por 7,2 mil soldados americanos. "Ele tem um plano. O sucesso depende dos iraquianos", observou Bush.

"O único objetivo é proteger a vida", declarou o primeiro-ministro iraquiano. "Só vamos atacar áreas que sejam antros de terroristas", respeitando grupos étnicos e religiosos, prometeu. Maliki espera que sua megaoperação estimule a volta para casa de dezenas de milhares de pessoas que fugiram de suas casas temendo a violência, sobretudo entre xiitas e sunitas.

Mesmo assim, no Norte de Bagdá, um carro-bomba que tinha como alvo uma patrulha policial, matando duas pessoas e ferindo outras sete.

O novo ministro da Defesa, Abdel-Kader Mohammed Jassem, disse que 80% dos ataques são dirigidos contra civis, 15% contra as forças de segurança do Iraque e 5% contra as tropas estrangeiras.

Nenhum comentário: