quarta-feira, 14 de junho de 2006

Inflação em alta aponta para aumento dos juros nos EUA

A inflação nos Estados Unidos subiu acima das expectativas em maio pelo terceiro mês consecutivo e a projeção anual do crescimento de preços ao consumidor dos últimos três meses daria 3,8% ao ano, sinal que a taxa básica de juros deve aumentar neste mês e talvez nos próximos.

O índice de preços ao consumidor divulgado hoje revela uma alta de 0,3% no mês passado no núcleo da inflação, excluídos os preços de alimentos e energia, e uma taxa anual de 2,4%, acima da faixa considerada ideal pelo Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos EUA, que é de 1% a 2%.

Sem expurgo, a inflação de maio foi de 0,4%, como esperava o mercado, mas a expectativa para o núcleo da inflação era de 0,2%. Pior ainda:
Agora, quase todos os analistas acreditam que o Fed vai aumentar sua taxa básica em 0,25 ponto percentual para 5,25% em 29 de junho e 44% apostam em nova alta na reunião seguinte do Fed, em agosto.

Como o mercado já tinha embutido nos preços a expectativa de alta dos juros, a Bolsa de Nova Iorque voltou a subir, com o índice Dow Jones subindo 110 pontos (1%). Os investidores aproveitaram para comprar ações que acreditaram estar com preços baixos.

O Fed também divulgou hoje o Livro Bege, com previsões para a maior economia do mundo, de US$ 13 trilhões anuais. A expectativa é de uma desaceleração do crescimento no segundo semestre por causa da alta nos preços de energia e do desaquecimento do mercado imobiliário.

Nenhum comentário: