segunda-feira, 26 de junho de 2006

Gana era Costa do Ouro

Gana, o adversário do Brasil nesta terça-feira, era a antiga Costa do Ouro e foi o primeiro país da África negra a se tornar independente, em 1957.

Com um produto interno bruto de US$ 52 bilhões, é o 72º pais mais rico do mundo. Tem 22 milhões de habitantes e uma renda média de US$ 2,5 mil por ano, a 127ª do mundo. Suas principais exportações são ouro, madeira e cacau.

Os primeiros europeus a chegar a Gana foram os portugueses, no século 15, quando exploraram a costa ocidental da África, antes do descobrimento do Brasil. Séculos depois, em 1874, o Império Britânico estabeleceu ali uma colônia, a Costa do Ouro.

A República de Gana nasceu da fusão da Costa do Ouro com a Togolândia Britânica, em 1957. O nome foi tirado do antigo Império de Gana, que na verdade ficava a Noroeste do país. É uma referência mais simbólica. Era o primeiro país independente da África negra, agora chamada de África subsaariana, na linguagem politicamente correta. Fala 79 línguas; a oficial é o inglês.

O líder da luta pela independência, fundador e primeiro presidente de Gana é um dos heróis do movimento anticolonialista, pioneiro da Organização de Unidade Africana, hoje União Africana: Kwame Nkrumah. Hoje, seu filho mais ilustre é o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

No poder, Nkrumah, líder de um movimento de libertação nacional, teve de enfrentar uma oposição ainda mais radical. Em 1964, em meio a uma crise econômica e política, declarou-se presidente vitalício. Caiu em 1966, no primeiro de uma série de golpes de Estado. Nkrumah foi para o exílio na Guiné, onde morreu em 1972 sem voltar a Gana.

Entre golpes e contragolpes, houve duas democratizações, em 1969 e 1979, até a ascensão do coronel aviador Jerry Rawlings em 1981. Naquele ano, ele impôs uma Constituição que abolia os partidos políticos.

Em 1992, uma nova Constituição restaurou o multipartidarismo, Rawlings foi eleito presidente e reeleito em 1996. A Constituição não permite um terceiro mandato. O atual presidente, John Kufuor, está no segundo mandato.

O parlamento unicameral é dominado pelo Partido do Novo Patriotismo e o Congresso Democrático Nacional.

A economia é dependente de suas grandes exportações: ouro, madeira e cacau. A economia doméstica é baseada na agricultura de subsistência, responsável por 40% do PIB e 60% do emprego.

De 1995 a 1997, o país foi submetido a um programa de ajuste estrutural do Fundo Monetário Internacional. Mas o aumento dos gastos com salários do funcionalismo público e as missões de paz de que Gana participa levaram a um déficit público que alimenta a inflação, desvalorizando a moeda nacional, o cedi, e gera descontentamento com as medidas de austeridade para controlar os gastos públicos.

2 comentários:

Anônimo disse...

ja sabia

Anônimo disse...

ja sabia