quinta-feira, 15 de junho de 2006

Bolsa de Nova Iorque sobe 300 pontos em dois dias

O índice Dow Jones, o principal da Bolsa de Wall Street, teve uma alta de três dígitos pelo segundo dia seguido, acumulando um aumento de mais de 300 pontos. Subiu hoje 198,27 pontos (1,8%), a maior alta em pontos desde 21 de abril de 2005

A Nasdaq, bolsa das empresas de alta tecnologia, subiu 2,8% e o índice S&P 500, que avalia o desempenho de um número muito maior de ações do que o Dow Jones, aumentou 2,1%.

Uma das principais razões da alta foi o terceiro discurso da semana do novo presidente do Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos Estados Unidos. Ben Bernanke observou que a transferência dos aumentos nos preços do petróleo e dos produtos primários para os preços no varejo "parece ter sido pequena" e considerou que as pressões inflacionárias diminuíram um pouco no mês passado e são administráveis.

Diante da preocupação do mercado com a inflação, foi uma fala tranqüilizadora. Mas o presidente do Fed prometeu ficar atento.

Como Bernanke substituiu Alan Greenspan no início do ano, o mercado ainda está testando sua capacidade de controlar a inflação. Teme que ele queira se mostrar duro demais e assim acabe com o atual ciclo de crescimento da maior economia do mundo, que já dura cinco anos.

Ao mesmo tempo, como o preço do petróleo subiu muito, para US$ 70 dólares por barril, há o temor que os EUA possam cair numa estagflação, mistura de baixo crescimento com inflação.

A forte alta em Wall St. é uma ótima notícia para a Bolsa de Valores de S. Paulo, de onde saíram R$ 1,127 bilhão no início de junho.

Nenhum comentário: