domingo, 14 de maio de 2006

Vice-presidente dos EUA defendeu escuta clandestina e violação de emails

Em nome do combate ao terrorismo, logo depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, defendeu a escuta clandestina de telefonemas e a violação da correspondência eletrônica de cidadãos americanos pela Agência de Segurança Nacional, revelou hoje o jornal The New York Times.

Altos funcionários e os advogados da agência resistiram. Foi aí que o general-brigadeiro Michael Hayden, na época diretor da ASN e recém-nomeado diretor-geral da CIA (Agência Central de Inteligência), o serviço de contra-espionagem dos EUA, fez um plano alternativo e conseguiu convencer tanto a ASN quanto a Casa Branca. Os limites da invasão da privacidade de cidadãos inocentes ainda não foram totalmente desobertos.

A questão deve dominar as audiências de confirmação de de Hayden no Senado dos EUA.

No sábado, em seu programa de rádio semanal, o presidente George Walker Bush defendeu o monitoramento de telefonemas como parte da campanha contra o terrorismo. Uma pesquisa de opinião indicou que dois terços dos americanos aceitam a medida para evitar novos atentados.

Nenhum comentário: