domingo, 28 de maio de 2006

Uribe é reeleito na Colômbia

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, foi eleito para um segundo mandato. Com metade das urnas apuradas, às 17 horas em Bogotá (19h em Brasília), Uribe estava eleito. Ele recebeu mais de 62% dos votos válidos e a maior votação da história do país, cerca de 7,3 milhões de votos, superando os 6,1 milhões de Andrés Pastrana no segundo turno em 1998.

Seus maiores desafios serão derrotar a guerrilha e negociar a paz, desmobilizar e integrar os grupos armados irregulares de direita e de esquerda, manter o crescimento econômico e distruir a riqueza (49% dos 42 milhões de colombianos são pobres), fortalecer as relações com os Estados Unidos, evitar um conflito com o presidente da vizinha Venezuela, Hugo Chávez, e reduzir a produção de folha de coca e da cocaína. Não será fácil.

Em segundo lugar, ficou Carlos Gaviria, do Pólo Democrático Alternativo, com 22%, o que consolida a formação de uma esquerda democrática que, na visão da Revista Cambio, dirigida pelo escritor Gabriel García Márquez, desponta como uma alternativa de poder para 2010.

O grande derrotado foi o Partido Liberal, cujo candidato, Horacio Serpa, teve apenas 11,82% dos votos.

Nenhum comentário: