sábado, 20 de maio de 2006

Ortega lidera pesquisa na Nicarágua

Pela primeira vez, o ex-presidente Daniel Ortega (1984-90), da Frente Sandinista de Libertação Nacional, lidera uma pesquisa para a eleição presidencial de 5 de novembro na Nicarágua.

Nas sondagens anteriores, ficaram em primeiro Eduardo Montealegre, da Aliança Liberal Nicaragüense (ALN), e o ex-ministro das Relações Exteriores e da Fazenda (no governo Enrique Bolaños) Herty Lewites, do Movimento de Renovacão Sandinista (MRS), dissidências dos partidos tradicionais do país, o Partido Liberal Constitucionalista, liderado pelo ex-presidente Arnoldo Alemán, condenado por corrupção, e a FSLN.

A pesquisa do instituto Borge & Associados, que acertou o resultado das duas últimas eleições nicaragüenses, dá 28% para Ortega e 26,5% para Montealegre. Isto ainda configura o chamado empate técnico mas indica uma tendência de alta do líder sandinista. Na pesquisa anterior, Montealegre tinha 27,4% e Ortega 25%.

Agora, José Rizo, do PLC, aparece em terceiro lugar com 17,1, enquanto Lewites, do PPS, tem 14,8%. O lendário Comandante Zero, Éden Pastora, da Alternativa Cristã, teria apenas 1,3% dos votos.

Além do presidente, os nicaragüenses elegerão os 90 deputados da Assembléia Nacional e 20 do Parlamento Centro-Americano.

Daniel Ortega era um dos nove comandantes da Frente Sandinista (de Augusto César Sandino, que resistiu à invasão americana de 1928, que colocou Anastasio Somoza García, o pai, no poder em 1932), grupo guerrilheiro que derrubou a ditadura de Anastasio Somoza Debayle em 19 de julho de 1979. Como um dos irmãos de Ortega foi morto, e assim virou mártir da revolução, e ele tinha outro irmão na junta, Humberto Ortega, que virou ministro da Defesa, Daniel acabou assumindo a Presidência.

Em 1984, foi eleito numa eleição boicotada pela direita conservadora por orientação do então presidente americano Ronald Reagan (1981-89). A pressão dos EUA, que armou um grupo rebelde de direita, os Contra, de contra-revolucionários, e os próprios erros do governo sandinista, levaram à eleição de Violeta Chamorro, em 1990.

Até hoje Ortega sempre foi o candidato da FSLN, que tem uma estrutura de movimento revolucionário, com forte centralização do poder. Perdeu para Enrique Bolaños e Arnoldo Alemán.

Agora, conta com o apoio do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Sua vitória acentuaria ainda mais a guinada à esquerda da América Latina.

Nenhum comentário: