quarta-feira, 10 de maio de 2006

Banco central dos EUA eleva juros para 5% ao ano

O Federal Reserve Board (Fed), banco central dos Estados Unidos, aumentou hoje sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual para 5% ao ano. Foi a décima-sexta alta consecutiva de juros desde junho de 2004, quando a taxa de redesconto estava em 1% ao ano, nível mais baixo em 46 anos.

A grande dúvida dos analistas de mercados e agentes econômicos é se esta será a última alta do atual aperto monetário, já que a previsão é que a maior economia do mundo cresça a um ritmo mais lento no segundo semestre do ano.

Recentemente o novo presidente do Fed, Ben Bernanke, declarou que uma pausa não significaria o fim da alta de juros, sugerindo que haveria uma trégua durante o verão no Hemisfério Norte. Mas hoje o Comitê do Mercado Aberto disse que pode ser preciso aumentar mais os juros para atacar os riscos inflacionários.

Para o economista Steve Stanley, da corretora RBS Greenwich Capital, é provável que os juros americanos não aumentem em junho. Mas antes da próxima reunião do Fed, daqui a seis semanas, os membros do cimitê receberão novos dados sobre preços, vendas no varejo, compra de casa própria, pedidos de empréstimo imobiliário e emprego.

3 comentários:

Anônimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

Anônimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Anônimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»