quarta-feira, 5 de abril de 2006

Sindicalistas e estudantes dão ultimato ao governo francês

Os dirigentes estudantis e sindicais da França deram prazo até 17 de abril para o governo revogar a lei do primeiro emprego, que permite demitir sem indenização jovens de até 26 anos no primeiro ano de seu primeiro contrato de trabalho. A proposta do primeiro-ministro Dominique de Villepin desencadeou uma onda de greves e manifestações que mobilizaram milhões de franceses, provocando conflitos de rua que lembram a revolução de maio de 1968.

Na tarde de hoje, os líderes dos protestos foram recebidos por representantes da União por um Movimento Popular, partido do presidente Jacques Chirac e de Villepin. Mas não mostraram intenção de ceder. Pelo contrário. Se a lei não for revogada pela Assembléia Nacional até 17 de abril, prometem retomar as greves e marchas de protestos "sem excluir nenhum meio de ação".

Um recuo será fatal para a carreira do primeiro-ministro, que pretende concorrer à Presidência da França em 2007. Seu maior rival no campo conservador, o ministro do Interior e presidente da UMP, Nicolas Sarkozy, passou a ser o encarregado de negociar com os manifestantes.

2 comentários:

CFagundes disse...

Será que o recúo não poderia, pelo contrario, melhorar a relação de Villepin? O Sarkozy, ainda que assumindo as negociações, é detestado por boa parte da juventude. Ele vai aproveitar para dificultar ainda mais o dialogo, finalmente reconhecendo a impopularidade que tem entre os jovens, e jogar a bomba de vez no colo do Villepin.
É verdade que a ameaça dos dirigentes, torna o recúo ainda menos provável.
c'est la lutte finale?

CFagundes disse...

Caso não conheça: http://blog.villepin.free.fr